Laranja com a fama intacta



A fama da laranja de Amares continua intacta e é a iguaria mais procurada dos visitantes da Feira Franca de Amares. Compotas e vinhos estão igualmente no topo das escolhas, todavia é mesmo a sumarenta laranja “a principal razão de quem nos visita”, como asseverou Martinho Antunes, elemento da organização.

O dia em Amares começou cedo, com o largo D. Gualdim Pais a receber a Feirinha das Crianças. Foram cerca de duas centenas da Escola EB1 de Amares e do Jardim Infância Amares que encheram de cor e magia o certame.

Para além da mostra dos produtos regionais, a tarde ficou marcada pelos concursos pecuários. No vinho tinto venceu Manuel Rocha entre 17 participantes; no vinho branco estiveram em concurso oito participantes e o primeiro lugar foi para Ana Mota; O concurso do mel foi vencido por Júlio Silva, numa prova que registou 20 inscrições; por seu turno Alice Xavier levou o troféu de melhor laranja, no concurso que registou mais participantes (23); a melhor broa pertenceu a Isabel Silva.

Já no que diz respeito ao III concurso de galinhas de raças autóctones os vencedores foram os seguintes: Paulo Antunes (galos e galinhas) em raça pedrez portuguesa; Maria Sousa (galos) e Adelaide Silva (galinhas) em raça preta lusitânica; e Alice Sousa (galos e galinhas) em raça amarela.

Por último, no concurso de ovinos, Almeno Fernandes venceu em três categorias (raça bordaleira carneiros, grupo de 3 ovelhas e grupo de 3 borregas); na raça churra Almeno Fernandes venceu no grupo de 3 ovelhas e Nuno Monteiro em carneiros, borregos e 3 borregas.

13-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário