Alunos da Secundária de Amares “orgulhosos” com a sua escola



Entusiasmo não faltou, ontem, na Escola Secundária de Amares (ESA), com os mais de 840 alunos do ensino diurno a celebrar o Dia da Escola, com uma série de actividades, desde palestras e exposições, demonstrações de robótica, informática, jogos e desporto. O dia coincidiu com a publicação do suplemento sobre a escola no jornal ‘Correio do Minho’ e os estudantes amarenses ostentaram “orgulho” por ver divulgada a sua escola e tudo que de bom nela se faz.


Moisés Veloso, 17 anos, presidente da Associação de Estudantes da ESA, considerava, ao ler o jornal, ser “muito importante este tipo de iniciativas, porque permite que as pessoas da comunidade vejam a nossa escola como um excelente espaço, com todas as condições para se estudar”.

“Esta é uma escola muito dinâmica, promovendo muitas actividades diferentes e que tem sido uma referência em várias áreas, como a robótica e o desporto escolar”, sublinhou o aluno do curso de ‘Informática de Gestão’, destacando, por outro lado, o papel crucial que a direcção da escola tem tido para manter essa dinâmica escolar.

Uma opinião partilhada, também, pelo aluno Nélson Pinto, que destaca esta promoção da ESA na imprensa “como uma forma de proximidade com o nosso meio envolvente”.


O suplemento publicado no jornal ‘Correio do Minho’ permite, ainda, “mostrar que também conseguimos oferecer aqui na escola bons cursos profissionais, sem ser necessário ter que ir estudar para outra localidade”.

“É importante que escola se mostre”

“Para nós é importante que a nossa escola se mostre à população, dando a conhecer aquilo que faz dentro das suas portas”. Pedro Cerqueira, director da Escola Secundária de Amares, garante que a projecção pública da escola e de todas as suas actividades é uma forma de promover toda a comunidade educativa que a integra, desde os professores, aos técnicos e assistentes operacionais, aos alunos.


“Este suplemento serviu, sobretudo, para mostrarmos o nosso projecto educativo junto do nosso meio envolvente, com todas as facetas que fazem parte da nossa vida escolar”, apontou o responsável. “Pretendemos, também, chegar mais perto da população amarense, quer junto dos mais jovens, quer dos adultos, que aqui podem encontrar várias ofertas formativas para elevar a fasquia das suas competências”, indicou Pedro Cerqueira, destacando, a título de exemplo, o Centro de Novas Oportunidades da escola e os vários cursos profissionais.

Tecendo vários elogios ao projecto formativo da ESA, a docente Ester Lopes (na foto em baixo, com o grupo de alunos do Clube Europeu), aponta para a organização e equilíbrio salutar da escola, de onde nunca quis sair para, desde que lá chegou, pela primeira vez, há mais de 20 anos.

“O ambiente desta escola é super saudável e muito favorável ao ensino/aprendizagem, pois há uma grande união entre todos”.

12-05-2912 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário