Compasso em Fiscal... Rio Homem abaixo ao som do S. João

“É a melhor Páscoa no distrito de Braga e talvez no Minho” aquela que se vive com a travessia do rio Homem pelo Compasso na freguesia de Fiscal, em Amares. Ontem o sol e a coincidência com o feriado do 25 de Abril encheu os caminhos de Fiscal com milhares de pessoas que se colocaram em ambas as margens do rio para ver este momento maravilhoso.
“Vale a pena a espera” — dizia um dos bombeiros de Amares, cujos mergulhadores acompanham as cinco barcas (dos foguetes, dos jornalistas, das cruzes e duas para a Banda), pelo rio Homem abaixo até parar na margem direita, ao som do Hino de S. João... de Braga, executado pela Banda de Cabreiros. A Páscoa de Fiscal já atrai também muitos vizinhos da Galiza para apreciar esta maravilha da religiosidade minhota em todo o seu esplendor.
Hoje, os barcos voltam a ser submersos na água do rio para melhor se conservarem até ao próximo ano, e está cumprida a promessa de Maria Soares, a mordoma deste ano. Uma palavra para o padre Joaquim Costa que, há mais de 40 anos, mantém viva esta tradição, a qual manda que os ‘mordomos’ organizam e pagam — uns cinco mil euros — tudo, desde a ornamentação da cruz ao enfeite da igreja com flores até ao fogo-de-artifício e um banquete de Páscoa.

26-04-11 - Costa Guimarães - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário