'Amares em Versos e Sabores': livro homenageia a laranja de Amares



No sábado, dia 12 de maio aconteceu a cerimónia de lançamento oficial do livro “Amares em Versos e Sabores”, uma edição dos autores Elvira Araújo e Walter Zanatta Junior, com fotografia de Fernando Araújo.


Esta publicação, que homenageia a laranja de Amares, resulta de uma compilação de 30 receitas com laranja, realizada pela autora, para a qual contou com a parceria do poeta brasileiro, que dedicou uma poesia a cada uma das receitas publicadas.

No âmbito deste lançamento, José Barbosa, presidente do município de Amares congratulou-se com esta iniciativa, avançando que “o município estará sempre ao lado de iniciativas que possam acrescentar valor à nossa laranja, sem dúvida, um referencial de produto de elevada qualidade, à qual falta criar uma cadeia de valor que se materialize num mercado”, o autarca avançaria mesmo um desafio, referindo “não acredito que não seja possível organizar a produção certificada da laranja de Amares. Claro que é possível!”.

No que diz respeito aos autores, para além das palavras de agradecimento, Elvira Araújo, grande dinamizadora desta publicação, revelou “esta é a minha segunda experiência, pois, depois de editar com a Matilde Felpeto, na Galiza, surgiu agora esta oportunidade de emparceirar com um poeta brasileiro. Não sei o que vem a seguir, mas aceitarei propostas” , acrescentou com ironia.

A cerimónia, que esgotou por completo o salão nobre da Câmara Municipal, fechou com uma degustação de algumas das receitas desta publicação. O livro está já disponível na Livraria Centésima Página, em Braga.

Nota Introdutória

Esta publicação resulta essencialmente do percurso da sua autora, que apesar de nascida no Norte de Portugal, por onde percorreu linhas de caderno a transmitir saberes, não deixou de colher experiência pelo mundo, alimentando as suas paixões terrenas: as viagens, as flores, a gastronomia.

Desfrutando o Nordeste brasileiro, partilha casualmente um banco de autocarro com o poeta Walter Zanata Junior, com quem trava conhecimento. Dessa até uma nova viagem conjunta nas páginas deste livro vai um pequeno passo, com o autor brasileiro a dedicar quadras e versos inspirados para a obra que aqui se publica.

A infância partilhou cumplicidade com seu irmão Fernando, também ele professor, mas que desde sempre vive assumida relação de encantamento pela arte da fotografia.

“Amares em versos e Sabores” encerra três formas de nos envolver nas suas páginas: Na imaginação dos sabores e aromas, nas emoções de cada poesia, ou na envolvência colorida da arte fotográfica.

Autores

Elvira Araújo
Nasceu em Amares, diplomou-se pelo Magistério Primário de Braga, na década de 70 e pela Universidade Católica, depois. Além da docência, exerceu durante anos o cargo de Coordenadora do Ensino Recorrente. Entre 1985 e 1990 cursou Ikebanai, na Academia de Arte e Cultura Mokiti Okada, no Porto, vindo a estagiar no Japão, em 1992.

Visitando regularmente a Galiza, região que lhe suscita grande paixão, editou, com Matilde Felpeto, a convite da Editora Nigratea, o livro: “Reposteria Tradicional Gallega e Portuguesa”.

Nos últimos anos visitou França, Itália, Suíça, Alemanha, Bélgica, Holanda, Inglaterra, Japão, China / Hong Kong, Cuba, República Dominicana, Estados Unidos da América e Canadá. Tendo participado em exposições de arte floral na cidade do Mónaco e em Espanha. Proximamente participará, a convite da Prefeitura, no festival de Gastronomia na cidade de Tiradentes, Minas Gerais, Brasil.

Walter Zanatta Júnior
Nasceu em São Paulo numa manhã de 1963. Cresceu por lá e pelas praias da baixada santista. Frequentou salas de aula, departamentos de crédito, botequins, salões paroquiais, antros, editoras, saraus, inúmeros ambientes, mas nada de pós-graduações ou MBAs. Economista, apenas nas horas vagas.

Aprecia longas caminhadas a pensar, pensar, pensar... Escreveu muito, publicou pouco. Criou poesias, contos e crônicas. Imaginou canções.

Em viagem pelo nordeste do Brasil, conheceu uma turista lusitana, autora de um livro focado na culinária de seu país. Surgiu a ideia de exaltar em versos e sabores certa região enraizada no norte de Portugal.

14-05-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário