Festival de Música nas Antoninas 2011

O primeiro Festival de Música Moderna é uma das novidades no programa das Festas em Honra de Santo António de Amares 2011, que decorrem entre os próximos dias 9 e 13, tendo como palco principal a Praça do Comércio.


Uma grande dose de música, marchas populares, folclore e actividades desportivas marcam o cartaz desta festa, que foi, ontem, apresentado publicamente, pela organização - que este ano está a cargo da Associação de Desenvolvimento Local ‘Valoriza’, com o apoio da câmara e da junta de Amares, depois de um impasse na eleição dos órgãos directivos da Associação das Festas Antoninas de Amares.

Serão seis as bandas de música que irão disputar o podium do 1º Festival de Música Moderna nos primeiros dois dias da festividade - uma iniciativa promovida por um grupo de empresários locais.
Na edição das ‘Antoninas’ deste ano foram investidos 55 mil euros (40 mil euros provenientes dos cofres da autarquia amarense e o restante montante suportado com os apoios de patrocinadores).

Emanuel Magalhães, vice-presidente da autarquia de Amares, sublinha a importância de “fazer regressar o conceito de família à festa”, por isso mesmo, a edição 2011 das Antoninas vai oferecer uma série de divertimentos para todas as idades, desde os mais seniores, que além do folclore e das actuações das bandas filarmónicas que tanto apreciam, podem, ainda, animar-se na ‘Matiné Dançante’, que arranca o programa festivo no dia 9, a partir das 15.00 horas, na discoteca ‘Lagar’s.

Mas não só. Na Praça do Comércio vai estar concentrada uma série de diversões para crianças, “desde insufláveis, a um carrossel, pista de carrinhos de choque, uma aranha gigante, entre outros”, destacou Paulo Gomes, autarca da freguesia de Ferreiros.

Nos dias 11 e 12 decorrem as actividades ligadas ao desporto, com o torneio inter-freguesias e a prova de ciclismo, respectivamente. As solenidades religiosas realizam-se no dia 13 - o último dia das festas e também o dia de feriado municipal, sendo que este ano, a tradicional procissão em honra do padroeiro Santo António, que vai ser acompanhada por um cortejo de 50 crianças e pelas Bandas de Música de Amares e de Fermentelos, realiza-se às 18.00 horas.

Pedro Costa, da ‘Valoriza’, sublinha, todavia, o facto de “tanto a câmara como a Junta de Freguesia de Amares não terem deixado cair as festividades com o impasse dos órgãos da Associação de Festas - que não foram eleitos em tempo oportuno, mas que esperamos tê-los de volta na organização no próximo ano”.
O responsável pela ‘Valoriza’ e também pela organização das Antoninas 2011 destaca, ainda, “o contributo de várias associações e grupos locais a participar nas iniciativas programadas, como a Escola Profissional Amar Terra Verde ou o Grupo de Voluntariado de Amares”.

Avenida de Sto. António está melhorada para festa

A Avenida de Santo António, em Amares, acaba de receber obras de melhoramento, ainda a tempo das Antoninas 2011. Uma melhoria levada a cabo pela Câmara de Amares, onde investiu 150 mil euros.
“Esta via foi melhorada a nível de pavimento e de estacionamentos e foi uma obra inserida no nosso programa de reabilitação urbana, com vista à valorização de uma zona que já estava bastante degradada”, indicou Emanuel Magalhães, vice-presidente da Câmara Municipal de Amares.
“É uma obra que é uma mais-valia, quer para a organização do espaço, quer para a organização do tráfego naquela área”, sublinhou, acrescentando que o investimento permitiu, por outro lado, “tornar a rua muito mais atractiva”.

03-06-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário