ESA promove o empreendedorismo em parceria com quatro escolas Europeias



A Escola Secundária de Amares recebeu um grupo de trinta alunos e professores da Alemanha, Dinamarca, Itália e Republica Checa, envolvidos na Semana da Inovação e do Empreendedorismo do projeto New Ideas Factory, que decorreu de 23 a 27 de abril.

A sessão de encerramento foi presidida pelo Reitor da Universidade do Minho, Professor António Cunha, que na sua intervenção manifestou o seu apreço pela iniciativa.


O programa incluiu palestras, workshops, desafios e visitas de estudo. No painel de oradores estiveram Ricardo Rio (Economista e Consultor), Marta Catarino (Diretora do Departamento de Transferência de Tecnologia da TecMinho), Hélder Bernardo (Investigador da Universidade de Aveiro e Co-fundador do portal Sapo) e Miguel Fonseca (CEO da Edigma).

Após a semana de trabalho, em grupos multinacionais, os alunos propuseram seis ideias de negócio a implementar, tendo sido um robô limpa-vidros, para uso doméstico e comercial, o produto escolhido para trabalhar em conjunto nas cinco escolas. Em outubro, depois de um estudo das caraterísticas técnicas do robô, a ser desenvolvido nos cinco países parceiros, será apresentado na reunião do projeto, em Itália, um modelo tridimensional do robô. O modelo real deverá estar pronto em abril de 2013.


O projeto New Ideas Factory tem como objetivo principal a promoção do empreendedorismo entre os alunos do ensino secundário, proporcionando-lhes a oportunidade de trabalhar em conjunto com colegas de outras escolas europeias no desenvolvimento e implementação das suas ideias de negócio, com base tecnológica.

A metodologia que está a ser implementada no projeto envolve a criação de uma “empresa virtual” onde os alunos são os colaboradores e desempenham os mais diversos cargos. Durante os dois anos de duração do projeto, os alunos envolvidos vão ter a oportunidade de experimentar todas as fases necessárias para a criação de uma empresa real, desde a concepção dos produtos até à colocação desses mesmos produtos no mercado.

Mais informações na página da Internet do projeto: http://new-ideas-factory.weebly.com/index.html

29-04-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário