Campanha sensibiliza sobre fogo controlado

Uma área de cerca de 15 hectares de matos, na freguesia de Bouro Santa Maria, serviu estes dias de palco para uma demonstração sobre a utilidade do fogo controlado. A iniciativa, de que nos dá agora conta o Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Amares, decorreu no passado dia 21, dando início a um projecto de sensibilização destinado a caçadores, pastores e produtores florestais.


O projecto resulta da candidatura ‘Prevenção de Riscos Naturais e Tecnológicos’ que aquele município apresentou ao Programa Operacional Regional do Norte — ON.2. “Este projecto visa demonstrar a utilidade do fogo controlado, na gestão de combustíveis e por consequência na prevenção de incêndios florestais, que ano após ano delapidam o património nacional e provocam inúmeras vítimas mortais”, explicou aquela fonte.


O Gabinete de Acção Social recordou, a propósito, que a área que foi cenário dessa demons-tração foi, em 2005, percorrida por um grande incêndio. Com a demonstração efectuada “pretendeu-se eliminar as condições para a ocorrência de outro incêndio, de igual dimensão e provar, aos diferente intervenientes, que o fogo pode ser nosso amigo”. Nesta primeira acção participou a Associação de Caçadores do Monte do Rebolão e Abadia e Junta de freguesia de Bouro Santa Marta. Os Bombeiros Voluntários de Amares participaram com 11 bombeiros, equipados com duas viaturas de combate de incêndios. No total estiveram envolvidos 17 operacionais, concluiu aquele gabinete municipal.

29-01-2012 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário