Antiga escola de Prozelo é espaço de convívio sénior

Os idosos da freguesia de Prozelo, Amares, têm agora novos motivos para conviverem através do Espaço Idoso. Um espaço que nasceu há poucos meses, mas que já reconverteu a antiga escola primária num ponto de encontro sénior semanal. Amanhã há mais um encontro-convívio.


O projecto social vem sendo desenvolvido desde o início do ano, mas Filomena Araújo, presidente da Junta de Freguesia de Prozelo, quer que o ponto de encontro entre os seniores da freguesia possa passar a ser mais frequente e até criar um outro espaço sénior na localidade.
“É fundamental criar condições nas comunidades para o envelhecimento bem sucedido e com qualidade”, assinalou Filomena Araújo, apontando para o aumento da população idosa na sociedade actual e para a necessidade de “redefinir as políticas sociais”.

O projecto de criação deste espaço nasceu depois de ter sido levado a cabo um trabalho por parte da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que se debruçou sobre as necessidades dos seniores, de onde saíram orientações para o desenvolvimento de um plano gerontológico concelhio.

Esta foi a primeira acção desse plano, que assentou na criação de um ‘Espaço do Idoso’. Um espaço que “tem
como principais objectivos manter ou melhorar as competências de funcionamento, aprendizagem e desenvolvimento dos idosos em termos biopsicossocial, bem como promover o sentimento de utilidade, autonomia e capacidade após a reforma”.
Para “atenuar o isolamento social e a solidão” este projecto prevê a realização de uma série de actividades regulares, desde o exercício físico ao lazer.

As actividades são promovidas pela autarquia amarense, através do departamento de acção so- cial, por duas técnicas estagiárias do IPVC e um fisioterapeuta.
“A criação do Espaço Idoso é uma resposta que pode minimizar alguns dos problemas ou necessidades identificadas na freguesia de Prozelo, criando condições favoráveis ao desenvolvimento global dos idosos, proporcionando melhorias na qualidade e nos estilos de vida, optimizando condições de interacção e envolvimento com a comunidade”.

Amanhã, a partir das 14.00 horas há mais um convívio na antiga primária de Prozelo, actual Espaço Idoso de Prozelo, para divulgar o equipamento que deu novas funções à antiga escola desde Março último. O programa de actividades de amanhã inclui danças de salão, a actuação do coro APEA, um grupo de concertinas e a disputa de uma série de jogos tradicionais.

05-08-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário