Festa da família: dois em um

Insufláveis, ateliers e jogos para os miúdos, trabalhos feitos pelos graúdos, animação e concursos marcaram mais uma edição — a oitava — da Festa da Família, no Largo Gualdim Pais, em Amares.


A festa assinala duas datas importantes, o dia da Família, a 15 de Maio, e o dia da Criança, no próxima quarta-feira — explicou ao CM, a directora Técnica e Educadora Infantil desta Instituição Particular de Solidariedade Social, com 31 anos de existência. Durante a tarde, as crianças brincaram nos insufláveis e participaram em jogos e ateliers de artes, enquanto os visitantes podiam apreciar o resultado do trabalho efectuado nas várias valências da Associação de Fomento Amarense (AFA), com destaque para um concurso que envolveu as crianças da Creche, ATL e componente de Apoio à Família.

Joana Ruivo destacou o espectáculo de palco, à noite, que incluiu um desfile de moda da Loja Social da AFA em que participam as famílias e a distribuição dos prémios aos participantes no concurso de desenho sobre “Um retrato da família”.
Com cerca de 200 associados, a AFA presta serviço à comunidade nas valências de Creche, Actividades Tempos Livres (ATL) e Componente Sócio-Educativa do Jardim de Infância (JI).

A AFA é ainda a entidade promotora e executora do Projecto “Progredir Amares', criado no âmbito do PROGRIDE - Programa para a Inclusão e Desenvolvimento. Este Programa tem como objectivos promover a inclusão social em áreas marginalizadas e degradadas, e combater o isolamento, a desertificação e a exclusão em zonas deprimidas; e ainda intervir junto de grupos confrontados com situações de exclusão, marginalidade e pobreza persistentes.

Recentemente, a AFA entregou diplomas a dezenas de formandos no ‘Incluendo’ que procurava debater e debelar os “constrangimentos sociais e económicos” da realidade portuguesa e local, e discutir as desvantagens de partida de cada um dos habitantes da região, quer ao nível educacional, cultural, de oportunidades ou financeiras das pessoas em exclusão social.

29-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário