Amares: Europa é solução para a crise

Numa iniciativa integrada no Dia da Escola, a Secundária de Amares recebeu ontem a visita do eurodeputado José Manuel Fernandes, para falar da União Europeia e do impacto dos 25 anos de integração de Portugal.

“A consciencialização dos jovens minhotos para as questões europeias pode ser decisiva para o futuro desta região e da sua população”, defendeu José Manuel Fernandes, que pôde apreciar alguns trabalhos dos jovens sobre a cultura e outras marcas de identidade dos povos europeus.
A actual situação de crise económica e social no contexto europeu e a capacidade de resposta de Portugal, face às dificuldades que enfrenta, dominaram o encontro com os alunos.
Perante uma plateia de jovens preocupados com a escalada do desemprego entre as gerações mais novas, José Manuel Fernandes demonstrou a confiança num futuro de maior exigência, nomeadamente ao nível da qualificação dos recursos humanos, como forma de vencer os novos desafios, num quadro de competição à escala global.
Em defesa do projecto europeu, alertou para os riscos que representaria o fim da União Europeia, ainda para mais numa altura em que são evidentes as manifestações nacionalistas em alguns estados-membros.
Em seu entender, “esta crise só poderá ser vencida com o reforço da integração europeia”. E não tem dúvidas em apresentar a União Europeia como um espaço de oportunidades, para os cidadãos e para os países poderem competir, numa escala global onde os europeus têm de bater-se com colossos como China, EUA e Japão, entre outros.
“Até mesmo para a defesa das especificidades do nosso mundo rural, desde a gastronomia e diversas tradições culturais, a União Europeia cumpre um papel fulcral, mas que muitas vezes os cidadãos não conseguem sentir, porque é mais fácil dizer que a culpa de todos os males é a Europa, quando sozinhos nós estaríamos seguramente como um país subdesenvolvido e com um nível de pobreza bem mais acentuado”, declarou o eurodeputado minhoto, recordando como defendeu, no Parlamento Europeu, os produtos locais, como o pica- -no-chão e o vinho verde.
O presidente da Câmara de Amares, José Barbosa, enalteceu o trabalho desenvolvido pelo eurodeputado na sua região, no que foi corroborado pelo director da escola, Pedro Cerqueira.
“É de enaltecer a forma como nos tem surpreendido, pelo envolvimento que consegue manter com todos os sectores e com a comunidade da região, seguramente sacrificando-se”, apontou José Barbosa.
O eurodeputado sustentou que “todos devem esforçar-se e contribuir para dar a volta ao actual momento de crise e grande dificuldade em que vivem o País e as pessoas”.
Mostrou-se confiante que o trabalho que vem desenvolvendo possa ajudar a região do Minho, onde o desemprego e as falências de empresas se fazem sentir com forte incidência e onde os fundos comunitários mais escasseiam, a potenciar as suas sinergias e capacidades de desenvolvimento.

21-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário