Alunos da Escola Secundária de Amares conquistam o título de Campeões Nacionais de Dança Robótica

Um grupo de alunos da Escola Secundária de Amares conquistou o título de Campeões Nacionais de Dança Robótica Júnior, no Festival Nacional de Robótica 2011, que decorreu em Lisboa, no Instituto Superior Técnico e envolveu cerca de 600 participantes de várias escolas e universidades de todo o país, distribuídos por várias categorias.

Com esta vitória do passado fim de semana a equipa garante o seu apuramento para o Mundial de Robótica - RoboCup 2011, que este ano se realiza em Istambul, na Turquia.
A equipa ESA ROBOTS, constituída por seis alunos dos Cursos Profissionais da área da informática (Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos e Técnico de Programação de Sistemas Informáticos) e uma aluna do 9º ano, obteve ainda três menções honrosas atribuídas pelo júri da prova: “Melhor Construção de Robôs”, “Melhor Programação dos Robôs” e “Melhor Utilização de Sensores”. Os alunos foram acompanhados pelos professores Rui Baptista, Luís Bernardino e Mário Bento.

Para a sua apresentação de os alunos inspiraram-se na primeira viagem do Homem ao espaço, realizada no dia 12 de Abril de 1961 (há 50 anos). Para a encenação, construíram uma réplica da nave Vostok 1 e montaram um robô humanóide que desempenhou o papel do cosmonauta Yuri Gagarin. O robô saiu da “nave” e dançou sincronizado com os três “cosmonautas” humanos, com a Terra e o espaço em pano de fundo. Não faltou na apresentação uma réplica do satélite Sputnik a “orbitar” a Terra com a ajuda de sensores de luz e de campo magnético.

O júri atribuiu a esta prestação uma pontuação elevada e fez ainda rasgados elogios à equipa, destacando a grande qualidade do projecto.
O projecto de parceria e partilha de conhecimento com outras escolas, Hands-on Robots, tem representado Portugal no estrangeiro por diversas vezes e tem sido muito premiado. No ano passado, estes alunos conquistaram o título de Campeões do Mundo de Dança Robótica, por equipas, em Singapura.
Quando questionado pelo apresentador do evento, o aluno Rui Brandão, referiu que o principal segredo de tanto sucesso é o gosto pela robótica, o esforço e a dedicação que alunos e professores têm dispensado ao projecto fora do tempo de aulas. “Nas últimas semanas, foram cerca de quatro horas diárias de trabalho”, referiu.

O professor coordenador do projecto, Rui Baptista, referiu que tem sido fundamental o apoio dado pela direcção da escola e por diversas entidades externas. As actividades deste projecto têm sido apoiadas pela Direcção Regional de Educação do Norte, pela Câmara Municipal de Amares, Associação Hands-on Science Network, coordenada pelo Professor Manuel Filipe Costa, do Departamento de Física da Universidade do Minho e pela AECT - Associação para a Educação em Ciência e Tecnologia.

O Festival Nacional de Robótica é organizado pela Sociedade Portuguesa de Robótica e realiza-se em Portugal desde 2001. Tem como objectivo a promoção da Ciência e da Tecnologia junto dos jovens dos ensinos básico, secundário e superior, bem como do público em geral, através de competições de robôs. Incluiu várias ligas de competição, nomeadamente, Busca e Salvamento Júnior, Dança Júnior, Futebol Robótico Júnior, Condução Autónoma, Futebol Robótico Médio, FreeBots e Robot@Factory .

Este ano o Robótica 2011 foi organizado no âmbito das comemorações do Centenário do Instituto Superior Técnico.

11-04-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário