A GNR, através do Posto Territorial (PTER) de Amares, tem estado no terreno num contacto mais próximo com os idosos do concelho com o objectivo de prevenir crimes contra esta faixa etária, ao mesmo tempo que atenua o isolamento em que alguns vivem.
No âmbito do programa 'Apoio 65', a GNR promove, amanhã, a partir das 15H00, no salão nobre da Câmara Municipal de Amares, uma sessão dirigida aos idosos.

O objectivo é sensibilizá-los para as medidas a adoptar para prevenir crimes como as burlas que têm nos idosos um dos seus alvos preferenciais.
A GNR tem também conselhos úteis para os idosos porem em prática em casa e quando circulam na rua. O isolamento é outro tema a abordar.
De acordo com o comandante do PTER de Amares, 1.º Sargento Pedro Gonçalves, cerca de 90 por cento dos idosos do concelho já foram contactados no âmbito do 'Apoio 65'.
E também já houve alguns idosos a contactar a GNR para alertar para determinada situações que são encaminhadas para os militares que estão afectos ao programa.
Desde que o ‘Apoio 65’ arrancou ainda não houve registo de crimes contra idosos na área de intervenção do PTER de Amares.
O programa conta com três militares, cada um adstrito a um número de freguesias.
O 1.º Sargento Pedro Gonçalves acredita que este tipo de acção ajuda a reforçar o sentimento de segurança, neste caso da população idosa. Mas o 'Apoio 65' tem também uma vertente social ao combater o isolamento em que muitos idosos vivem, tal como já constataram os militares da GNR.
A GNR de Amares tem um contacto telefónico exclusivo para este programa (932 677 531) que rentabiliza a Iniciativa Segurança Idade Maior (ISIM), no âmbito da qual o Governo Civil do Distrito distribuiu telemóveis aos idosos.
21-02-11 - Correio do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário