GNR de Amares sensibiliza autarcas para segurança

A GNR, através do Posto Territorial (PTER) de Amares, traçou um programa em várias frentes para garantir a segurança da população do concelho amarense.
Além de uma acção dirigida aos alunos, que já está no terreno em parceria com as escolas, a GNR de Amares está empenhada na segurança dos idosos e da população em geral.
Por isso, a GNR pediu a colaboração dos presidentes das Juntas de freguesia e de outras entidades a quem o programa foi apresentado, anteontem, numa sessão que decorreu no novo quartel do PTER de Amares.


Na sessão marcaram presença o comandante distrital da GNR, Coronel Mota Gonçalves; o comandante do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, Tenente Silva; os presidentes das Juntas de freguesia do concelho, o representante da Câmara Municipal de Amares; a procuradora do Ministério Público e os representantes de algumas escolas.
‘Freguesia segura’ é uma das vertentes do programa e visa combater e prevenir a criminalidade no concelho.

A GNR não vai abandonar o policiamento tradicional, mas quer criar um sistema de informação com os autarcas locais.
A ideia é que os presidentes de Junta façam chegar à GNR as suas preocupações e mesmo as suas suspeitas.

Para isso, foi disponibilizado aos autarcas um número de fax e um endereço de e-mail.
Com base nestas informações, a GNR irá direccionar o policiamento para os locais mais críticos, reforçando o sentimento de segurança da população.
Outro objectivo da ‘Freguesia segura’ é estudar a tipologia do crime no concelho.
A pensar nos idosos, o PTER de Amares dá outra abrangência ao programa ‘Apoio 65’ que a GNR já desenvolve.

A aposta é numa maior aproximação à população idosa do concelho, sobretudo àqueles que vivem mais isolados, através de contactos frequentes, explicou o Cabo Luís Oliveira, um dos militares afectos ao programa.
Neste contacto mais próximo, a GNR quer também tentar perceber quais os idosos que carecem de ajuda e tentar encaminhar para as entidades competentes.
Estão também previstas acções de sensibilização junto desta faixa etária, por exemplo, para prevenir burlas, um crime de que os idosos são o principal alvo.
Esta sensibilização será feita através de contactos pessoais nas residências, nos lares e centros de dia.

Idosos podem pedir ajuda pelo telefone

O PTER de Amares aproveitou a Iniciativa Segurança Idade Maior (ISIM) do Governo Civil e disponibilizou o número de telemóvel da mesma rede.
Através do 932677531 podem ser relatadas as situações ou pedidos de ajuda.
Também nesta área, a GNR pediu colaboração aos presidentes de Junta e ainda aos párocos para que disponibilizem uma listagem das pessoas com mais de 65 anos que residam na localidade.

O objectivo das várias acções é abarcar todas as faixas etárias, explicou o comandante do PTER de Amares, 1.º Sargento Pedro Gonçalves que realçou: “queremos estar no terreno”.
No terreno, está já a equipa de apoio ao aluno. Tal como já noticiou o ‘Correio do Minho’ os militares António Pinto e Rafaela Pereira apostam numa actuação mais pró-activa, através da vigilância das escolas e das áreas envolventes, mas também do policiamento dos percursos habituais e da sensibilização.
23-01-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário