Filme de Variações em produção

O projectado filme sobre António Variações está agora bem encaminhado com a escolha do actor que vai interpretar o carismático cantor português.


Segundo a Time Out Lisboa, Sérgio Praia vai dar corpo ao desaparecido intérprete no futuro filme. A película chama-se "Variações" e vai ser realizada por João Maia.

A história centra-se na vida de Variações (cujo verdadeiro nome é António Joaquim Rodrigues Ribeiro), antes de alcançar a fama. O guião começa com uma viagem do cantor a Nova Iorque, onde terá sido infectado com o vírus da SIDA, para depois voltar atrás até à sua infância em Amares, perto de Braga. No final, a câmara foca no cantor já em estado debilitado ainda a «cantar canções para o gravador».

Os temas de Variações vão aparecer ao longo da história, cantados pelo próprio actor, Sérgio Praia.

A pesquisa sobre a vida do cantor começou em 2003, com a colaboração da jornalista e empresária Catarina Portas. João Maia registou o guião inicial em 2008. O argumento ainda começou a ser filmado até a produção ser interrompida devido a um desentendimento entre Maia e o produtor Alexandre Valente.

Em causa, está o contrato de Maia com a produtora de Valente, a Utopia Filmes ("Second Life", "O Crime do Padre Amaro"). O realizador e o produtor chatearam-se no início das filmagens - há testes de imagem a circular na internet mas nada definitivo - devido a diferenças de opinião sobre o guião. «Tinha assinado um contrato que me permitia ter controlo total sobre o filme. Mas pouco antes de começar a filmar deram-me um segundo contrato para assinar que permitia à Utopia despedir-me a qualquer altura, sem direito a indemnização», diz Maia à publicação, acrescentando que «fui informado de que a produção ia avançar sem mim».

O realizador interpôs então uma providência cautelar que impediu o filme de continuar a ser filmado. Seguiu-se uma acção judicial que terminou agora, dois anos depois. O veredicto foi favorável a Maia, que vai agora procurar financiamento para filmar a sua história.

A produtora Utopia foi de «impedida de continuar e de alterar, directa ou indirectamente» a obra "Variações", tal como foi inscrita no IGAC (Inspecção-Geral das Actividades Culturais).

Maia pretende concorrer ao subsídio do ICA (Instituto do Cinema e Audiovisual) em 2012, embora reconheça que «nesta conjuntura de crise seja possível não haver concurso». O realizador pretende começar a produção no ano que está prestes a começar.

António Variações faleceu em 1984, devido a complicações ligadas ao vírus da imunodeficiência adquirida.

RT

27-12-2011 - Cotonete

Sem comentários:

Enviar um comentário