Dornelas vai finalmente ter um lar

O Lar de Idosos Benemérito António de Azevedo vai abrir portas já no próximo ano na freguesia de Dornelas, Amares. Mais uma valência do Centro Social de Dornelas (CSD), há muito desejada pela população local, que sente as marcas do seu envelhecimento. Um investimento de 1.250.000.00 euros, mais IVA.


O novo equipamento social vai acolher 40 idosos em valência de lar e está prevista, também, a criação de 22 novos postos de trabalho em meio rural.
“Esta é uma obra com a qual sempre sonhei e foi ao acreditar que seria possível que nunca desisti, já que a associação foi fundada em 1996”, indica Dionísio Pinheiro, presidente do CSD.
“O meu empenho é para que este lar seja construído na freguesia de Dornelas, sendo assim, uma mais-valia também para o concelho de Amares”.

Mas a obra pretende, sobretudo, minimizar “o abandono e isolamento dos idosos, a insuficiência/falta de respostas adequadas a uma população envelhecida e a necessidade de reorganização das respostas existentes”.
Só agora é que o presidente da instituição conseguiu ‘luz verde’ para a concretização deste projecto antigo, depois de ter levado a cabo uma candidatura, elaborada no âmbito do Programa Operacional do Potencial Humano, através da qual o CSD beneficiaria de subvenções comunitárias na ordem dos 60 por cento.

A mesma foi aprovada em 21 de Agosto de 2009, tendo ocorrido a assinatura dos contratos em 27 de Julho de 2010. O concurso público já foi lançado no passado dia 13.
O edifício, de um piso, será construído num terreno doado pelo Benemérito António de Azevedo, com uma vista privilegiada.
O projecto conta com o apoio do Município de Amares e da Junta de Dornelas, “parceiros que se revelaram fundamentais em todo o processo. Foi nesta freguesia que nasci, que vivo e para a qual desejo sempre o melhor”, destacou Pinheiro.

20-05-11 - Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário